[Seenc WMS] Inventário por produto

Modificado em Ter, 26 Ago na (o) 11:02 AM

Inventário por produto




Índice





Como funciona


O inventário do tipo Produto atualiza o estoque tanto no WMS quanto no ERP, mas com regras específicas.


Para o operador, o procedimento de contagem é idêntico ao inventário por Endereço: todos os itens encontrados devem ser registrados.


A diferença está em como o sistema trata os resultados:


  • O WMS atualizará o estoque do produto cadastrado no inventário e realizará a alocação de itens que forem encontrados durante a contagem - ou seja, os produtos que não pertenciam ao endereço e nunca foram alocados anteriormente, mas foram encontrados.

  • Já os itens que fazem parte do endereço, mas não fazem parte do inventário por produto, não terão seus estoques atualizados nem no WMS nem no ERP.


Importante: na sincronização com o ERP, apenas o produto cadastrado no inventário por produto é considerado.

 



Exemplo prático:


Foi criado um inventário por produto da meia.


  • No endereço X, havia 1 meia, 1 tênis e, durante a contagem, o operador encontrou também 1 cueca que não estava registrada.

  • O operador chegou ao endereço e contou: 2 meias, 2 tênis e 1 cueca.


O que acontecerá após a finalização:


  • Estoque da meia será atualizado no WMS e no ERP (pois é o produto do inventário).

  • Estoque do tênis não será atualizado em nenhum sistema (pois já estava alocado no endereço, mas não faz parte do inventário. Terá o status "Não pertence").

  • Estoque da cueca atualizado no WMS, mas não no ERP (pois foi encontrada, mas não fazia parte do endereço. Terá o status "Nova alocação").



Após a contagem:

  • Aprovar → atualiza o estoque no WMS.

  • Recusar → gera uma nova solicitação de contagem do endereço.


Quando todas as contagens forem tratadas, o botão Finalizar - no canto superior direito da tela - ficará disponível para clicar. Ao acioná-lo, os dados são enviados ao ERP, mas somente do produto do inventário por produto.

 



Faturamento automático


Antes da finalização, o Seenc WMS apresentará uma visão consolidada com as divergências de estoque e a nova quantidade que será atualizada no ERP após o encerramento do inventário.


A divergência será calculada da seguinte forma:
Estoque no ERP - Estoque no WMS + Quantidade aguardando separação - Quantidade em processo de separação.


Já o novo estoque que será registrado no ERP sem considerar a divergência será calculado por:
Estoque no WMS - Quantidade aguardando separação + Quantidade já separada.





Cadastro de inventário por produto


Para iniciar o cadastro de um inventário por produto, acesse a tela Inventários e clique no botão "Novo", localizado no canto superior direito.



Na tela que será aberta, preencha as seguintes informações:



  • Armazém: Selecione o armazém onde o inventário será realizado.

  • Descrição: Insira uma descrição clara para o inventário. Recomendamos o uso de palavras-chave para facilitar futuras pesquisas.

  • Tipo do inventário: Selecione "Inventário por produto"

  • Atribuído para: Escolha se o inventário ficará disponível para todos os usuários ou se será atribuído a um usuário específico.


Após preencher os campos, clique em "Salvar".


Agora, você escolherá o produto que será feito o inventário. Na tela de seleção, você pode utilizar os smartfilters clicando na barra invertida ( \ ) para buscar os produtos pelo Nome, EAN, Modelo, Referência, Marca ou SKU.



Observe que nem todos os produtos estão selecionáveis. Alguns apresentam o ícone de cadeado - ou seja, são produtos que não estão alocados em nenhum endereços - e outros o ícone de proibição - ou seja, os produtos já possuem algum inventário em andamento.


Após encontrar os produtos desejados, marque os checkboxes correspondentes (em azul na imagem) e clique no botão "Adicionar produto" - localizado no canto superior direito da tela.


Assim que o produto for adicionado, o sistema listará automaticamente os endereços onde esse produto está armazenado, deixando-os prontos para o operador realizar o inventário.



Conforme o operador for realizando as contagens, a coluna "Inv" será preenchida com a quantidade de itens contados em cada endereço.



Ao término da contagem, é necessário aprovar ou recusar cada contagem. Para isso, marque o checkbox ao lado do produto/endereço e clique no ícone de joinha azul para aprovar ou no ícone de joinha vermelho para recusar.



Depois de tratar todos os itens, clique em "Finalizar". O sistema irá atualizar o estoque tanto no WMS quanto no ERP, garantindo que as informações de inventário fiquem sincronizadas e corretas.


 



Caso tenha qualquer dúvida ou necessite de alguma informação que não foi abordada neste artigo, nosso suporte está à disposição para auxiliá-lo também! Você pode contatar o suporte pelo e-mail através do endereço suporte@weesu.com.br :)

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